O que é uma alergia?
É designado por alergia uma excessiva reação de defesa do sistema imunitário a determinadas substâncias externas, que normalmente são inofensivas e bem toleradas pelo corpo. A reação de defesa desencadeia processos inflamatórios que causam sintomas típicos. Na Europa, cerca de um terço da população sofre atualmente de uma alergia.
Sintomas típicos de uma alergia
• Olhos: Irritação, olhos lacrimejantes, vermelhidão, inchaço
• Nariz: Irritação, espirro, rinite, inchaço da mucosa nasal
• Brônquios: Tosse, dificuldades respiratórias
• Pele: Erupção cutânea, irritação, vermelhidão
Alergia cruzada
Uma alergia cruzada é uma alergia a desencadeadores de alergia idênticos ou associados (alergénicos). Na sequência disso, as pessoas afetadas reagem a diferentes alergénicos. Deste modo, por exemplo, as alergias a alimentos são frequentemente atribuídas a uma alergia a pólenes ou látex. Os respetivos alergénicos de alimentos possuem uma estrutura química idêntica à dos alergénicos a pólenes, de modo a que o sistema imunitário de uma pessoa alérgica a pólenes possa também reagir a estas substâncias.
Anafilaxia
A anafilaxia é uma forma grave da reação alérgica, na qual todo o corpo é afetado simultaneamente com diferentes sistemas de órgãos. A reação anafilática ocorre por norma pouco depois do contacto com o alergénico; frequentemente bastam pequeníssimas quantidades para desencadear uma reação anafilática. Os sintomas vão desde reações cutâneas, passando por queixas gastrointestinais até falta de ar muito grave, queda da tensão arterial e falha do sistema circulatório (choque anafilático). As reações anafiláticas podem levar à morte em poucos minutos!